Contato
contato@ha.arq.br
(11) 3257.5816
R. Tutóia, 324 - Conj. 8. Paraíso.
São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04007-000
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Nos contacte, será um prazer recebe-la(o) para um café!

Igrejinha

​Ano: 2019

Local: Nova Granada - SP

Autor: Homã Alvico

A Praça Benedito Calixto é um lugar curiosamente complexo, na cidade de São Paulo. Possui diversas funções como espaço público - aos Sábados, recebe milhares de visitantes em sua famosa feira cultural e artística, e durante os outros dias da semana, recebe moradores do entorno e transeuntes que usufruem do local, seja para fazer exercícios, descansar, levar seu animal de estimação para passear, ou mesmo para crianças brincarem no parquinho, ou praticarem esportes na quadra. Foram feitas diversas visitas ao local, em diferentes dias e horários, para realmente entender sua dinâmica - e foi possível se encantar ainda mais por este lugar cheio de potencial, que se torna um respiro para a rotina incessante desta grande cidade. A praça é um organismo vivo em constante transformação, que vibra, acolhe, permite o encontro, e possibilita momentos memoráveis para as pessoas que a frequentam.

 

                Ao se compreender a importância desta praça para a cidade e sua dinâmica, se tomou como partido para o projeto de revitalização uma palavra: acolhimento. Pessoas são convidadas a adentrar a praça através de coloridos e sinuosos percursos, onde ao longo do caminho, poderão encontrar diferentes espaços de lazer para usufruir. O acolhimento de outros seres vivos que coexistem na cidade, como pássaros, animais silvestres e insetos polinizadores, também foi considerado, através da minuciosa escolha de uma vegetação que atraísse a fauna urbana.


              

  Uma das premissas para o projeto paisagístico foi possibilitar uma maior aproximação entre as pessoas e a natureza, e trazer de volta para a cidade a vegetação de nosso bioma. As árvores existentes no local seriam mantidas, e para a nova composição foram priorizadas espécies vegetais e arbóreas de mata atlântica, fazendo com que a praça cumpra não somente uma função social, mas também ambiental, com a reapropriação deste precioso bioma que foi sendo suprimido ao longo do tempo.

 

                As áreas verdes em geral possuem uma importância vital para o equilíbrio nas cidades. Cada parque, praça, ou árvore devem ser valorizadas no ambiente urbano, uma vez que não oferecem somente beleza, refúgio ou um local agradável, mas são também elementos essenciais para a saúde física, mental e emocional das pessoas. Garantir o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para os cidadãos foi um foco para este projeto, e traria benefícios para a cidade como um todo - trazendo ainda mais vida para este espaço público tão vibrante.