Contato
contato@ha.arq.br
(11) 3257.5816
R. Tutóia, 324 - Conj. 8. Paraíso.
São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04007-000
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Nos contacte, será um prazer recebe-la(o) para um café!

Mesa Caju

​Ano: 2019

Autor: Homã Alvico

Fotos: 

O desafio foi desenvolver uma mesa multi-propósito que se tornasse uma peça de decoração quando desmontada, evitando a necessidade de esconder a mesma quando não estivesse em uso, ideal para espaços compactos.

Como parte da pesquisa do estúdio em biomimética, e em design inspirado na natureza, buscamos formas orgânicas que respondessem a necessidade de estruturação e proporcionasse relações mais dinâmicas entre os usuários e entre atividades, de comer à trabalhar. Da busca por atender esta necessidade objetiva utilizando como referência a natureza desenvolvemos a Mesa Caju, nome dado devido a sua similaridade à castanha de Caju – que na verdade é o fruto do cajueiro. Fruto nativo do Brasil, faz parte da cultura de boa parte do país.

Anacardium occidentale / L. - Köhler, F.E., Medizinal Pflanzen, vol. 3 t. 51 (1890)

Pessoalmente lembro de quando criança, minha avó me contava muitas histórias e ainda mais estórias do Nordeste, de onde ela tinha vivido boa parte de sua vida, e curiosamente o caju/ cajueiro sempre estava presente em estória ou outra. Apesar de eu não ter tanto contato com a fruta aqui em São Paulo, o Caju tem pra mim um significado quase mítico, como se fosse uma entidade, um personagem que participava da vida cotidiana dos nordestinos e por consequência dos brasileiros.

Para mim é uma tentativa de literalmente materializar os sentimentos e a riqueza folclórica deste Nordeste que conheci pela voz da minha avó, e ter a peça como memória, algo como um pendrive ancestral.

Xilogravura - A sombra do cajueiro / J. Miguel (2008)

Processo manual de concepção - Arame, folha de madeira, papel.

Base em perfil tubular de aço

com pintura eletrostática

Base + Tampo 

Tampo  em madeira natural nativa

h: 90

h: 75

Posição 1 - Altura da mesa a 75cm

Ideal para mesa de jantar e mesa de trabalho.

Posição 2 - Altura da mesa a 90cm

Ideal para bancada de apoio e mesa para bancos altos

Posição 3 - Mesa fechada

Pendurada na parede