top of page

(Não) Projetos - Observatório de Nuvens


Cidades densas, casas homogêneas, a padronização, a produção em massa e o trabalho. A vida cotidiana consiste em fenômenos tidos como concretos: pessoas, animais, flores, árvores, florestas, pedra, terra, madeira, água, porta, rua, janela, tesoura e etc. Mas muitas vezes nos esquecemos que ela também compreende fenômenos intangíveis como os sentimentos e a imaginação - ou seja, tudo aquilo que forma o conteúdo da nossa existência.






Observatório nas nuvens, ou nuvens no observatório? Respiro, calmaria, o cheiro das folhas, a luz quente que entra na janela e libera aquele aroma da madeira que envolve o que chamamos de lar… o sonho de um adulto qualquer, ou talvez de uma criança, em tornar isso uma realidade – tornar isso uma arquitetura!



Arquitetura, essa, surreal: escada que só desce, um balanço que não se chega, uma chão que não existe, um telhado que é uma ponte, uma entrada que não se entra.







"A qualidade da arquitetura não reside na sensação da realidade que expressa, mas, ao contrário, em sua capacidade de despertar a nossa imaginação”–

Juhani Pallesmaa.


O surreal leva nossa imaginação a distanciar-se do mundo das realidades cotidianas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page