top of page

Arquitetura em Container - Nomadismo, sustentabilidade e economia


Combinações de módulos de container

A “arquitetura nômade”[1] nunca esteve tão em voga quanto neste momento, não por que seja uma corrente da moda, mas por que a sociedade em transformação pede soluções que acompanhem a dinâmica da vida contemporânea, estamos fazendo mais viagens do que nunca[2], uma tendência que acontece não só no Brasil, mas no mundo. O trabalho está migrando para o online. Os deslocamentos de moradia são também cada vez mais presentes.

"mudanças de moradia são cada vez mais frequentes'"

O planeta pede soluções construtivas que não só reduzam drasticamente o desperdício de materiais e recursos, como possibilitem deslocamentos de “imóveis” evitando as demolições, que são os maiores responsáveis na manutenção da indústria da construção civil como a grande consumidora de recursos naturais do país, em torno de 75%[3] dos recursos. Estima-se ainda que de 35 a 40% de todo o resíduo produzido pela atividade humana advenha do setor, chegando a 500 quilos de entulho gerados por habitante anualmente.

Uma grande mudança é necessária, e como agentes atuantes da construção civil, somos protagonistas dela.

"a indústria da construção civil no Brasil consome 75% dos recursos naturais"

A arquitetura em container é uma das diversas alternativas construtivas que pontuam neste momento como suporte à arquitetura nômade. Possibilitando a mudança do status quo de bem imóvel para bem móvel.

"uma construção pode ser um bem móvel"

Há uma especificidade do container que o torna potencialmente o sistema construtivo universal, devido a sua onipresença, podendo ser utilizado em diversas partes do mundo, basicamente em qualquer lugar que naturalmente já chegue um container de carga. Portanto, dominar a transformação de um container de carga em uma habitação adequada às necessidades humanas é ter o potencial de se construir em qualquer parte do mundo.

"a construção em container é universal"

A arquitetura em container não se restringe à uma área de aplicação, pelo contrário, apresenta uma enorme versatilidade, podendo ser utilizada em residências unifamiliares, habitações coletivas, hotéis e pousadas. Em usos comerciais apresenta uma ótima alternativa, visto que possibilita a instalação rápida em terrenos locados, proporcionando uma vantagem de versatilidade e economia insuperável frente a outros sistemas.

"viabiliza a instalação em terrenos locados"

Partindo para usos mais específicos há uma tendência em utilizar containers em eventos mais ou menos temporários, de stands de vendas a suporte de food parks, passando por cafés, pontos de venda itinerantes, quiosques de praia, entre outras inúmeras aplicações.

"facilidade em se utilizar em eventos temporários"

Por ser um sistema que possibilita o “plug and play” ou seja, instalação ágil e uso quase que imediato é indicado também para pequenas ampliações em locais que não permitem grandes transtornos dada a impossibilidade de reduzir ou parar as atividades correntes, como escolas, escritórios, instalações institucionais, fabricas, entre outros.

"sistema plug and play"

Pelos motivos citados e outros mais, a arquitetura em container mostra-se como uma área promissora dentro do universo da construção, apresentando valor aos clientes.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_n%C3%B4made

[2] http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/sondagens-conjunturais/sondagem-do-consumidor-inten%C3%A7%C3%A3o-de-viagem.html

[3] http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=307

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page