Desenvolvemos projetos únicos de arquitetura, que aproximam pessoas da natureza, partindo de sistemas industrializados de construção.
HAA! além de ser a onomatopéia da descoberta, é também a sigla de Homã Alvico Arquitetura. Somos uma empresa jovem e inovadora, e temos um desenvolvimento altamente técnico de projeto, utilizando software BIM (Building Information Management) e contando com ampla expertise em métodos construtivos. Desenvolvemos projetos residenciais, comerciais, hoteleiros e institucionais.
Singularidade / Humanização
Cada projeto é único, por que vem de clientes únicos, com necessidades específicas, em universos socioculturais distintos, aliados a terrenos e pré-existências locais igualmente únicas. Impossível uma mesma solução de projeto atender em profundidade a todos estes critérios.
Antes de desenhar escutamos, visitamos e entendemos o contexto, abordamos o nosso trabalho como o exercício de aplicação de ferramentas técnicas para a resolução de problemas e criação de universos únicos.
Projetamos para pessoas. A qualidade de uma construção se revela à medida em que os usuários se relacionam com ela, passam, sentam, dormem, tocam, e são tocados. Nos propomos a materializar estas relações e planos partindo da escala humana.
Biofilia /
Sustentabilidade
Em nossa visão, atualmente a sustentabilidade deixou de ser um diferencial para se tornar um imperativo, já não é possível deixar de lado o enorme impacto ambiental que a indústria da construção civil possui. É ao mesmo tempo a indústria que mais consome recursos naturais e também a maior geradora de resíduos.
Portanto, há uma grande oportunidade de transformação neste setor, com os seguintes princípios:
-
Construções desmontáveis ou móveis.
-
Uso de materiais reaproveitáveis, recicláveis.
-
Uso de materiais de fontes renováveis e atóxicas.
-
Construir menos, generosidade não é sinônimo de desperdício.
-
Multifuncionalidade dos espaços (reduzir ociosidade).
-
Reaproveitar sempre que possível.
-
Construções duráveis fisicamente e programaticamente.
Para além da sustentabilidade, entendemos o humano como parte da vida, com relações complexas de interdependência com outros seres, perpassando a sobrevivência e adentrando a felicidade. Baseados em diversas pesquisas científicas a respeito dos benefícios à saúde física e mental, em nossos projetos propomos o contato, o religar entre o humano e a natureza. Acreditamos na arquitetura como ponte. Utilizamos os princípios da biofilia em todo o processo de desenvolvimento de projeto, da concepção, à seleção de materiais.
Pré-fabricação /
Industrialização
Todos os nossos projetos são pensados com a lógica de sistemas de montagem. É levado em consideração o processo de fabricação das peças e montagem durante todo o desenvolvimento do projeto, resultando em uma obra assertiva e sustentável, sem abrir mão do design único.
Os benefícios em se ter uma obra industrializada são diversos, podemos enumerar os seguintes:
-
Redução do tempo de obra em até 3 vezes.
-
Redução drástica do desperdício.
-
Maior controle financeiro, portanto, menores riscos de investimento.
-
Controle rígido do prazo, uma vez que segue-se padrões industriais.
-
Produção off-site: a maior parte dos processos são realizados fora da obra, reduzindo fragilidades relacionadas às intempéries, acidentes, falta de padronização e processos.
-
Construção inteligente/ tecnológica.
-
Possíveis problemas são resolvidos no período de projeto e não na obra.
Depoimentos de clientes;
Ficou perfeito. Essa casa era exatamente o que queríamos. Trouxemos o apaixonante ambiente bucólico com uma proposta bastante moderna. Adoramos tudo!
Thiago Milhim
Quando começamos a pensar sobre o projeto da Casa Cancha, lembro do Homã nos dizer de pé naquela terra, que não é a casa que deveria se impor sobre o terreno e sim o terreno dizer qual casa caberia ali.
E assim seguiu a concepção da Casa Cancha, com as 2 grandes pedras, estrelas do lugar, como alicerces e as paredes de vidro da sala permitindo a visão, frente e trás do terreno, Pedra do Baú e mata. Colocamos muita alma para construi-la e sonhamos muito com as possibilidades que aquela terra foi nos mostrando e a Cancha ficou esse lugar incrível que hoje habitamos.