CASA KOBA
A Casa Koba está situada em Gonçalves, no sul de Minas Gerais, dentro da Serra da Mantiqueira, conhecida pelo clima frio de altitude. O terreno, localizado a 1.450 metros acima do nível do mar, possui um declive acentuado e 3,7 hectares de área. Por já termos desenvolvido alguns projetos na região, conhecíamos bem as condições locais, incluindo as restrições logísticas, a disponibilidade de mão de obra e as particularidades climáticas.
Ficha Técnica
Ano: 2023
Local: Gonçalves - Minas Gerais, Serra da Mantiqueira
Sistema Construtivo: Madeira Serrada, alvenaria estrutural cerâmica, estrutura metálica.
Materiais: Madeira, cerâmica.
Fotografia: Pedro Kok
Como síntese conceitual temos um plano de madeira pousando gentilmente em dois blocos de argila afastados entre si. Como se o próprio espaço entre os blocos privativos criasse o estar social, que para além de definições programáticas, geometricamente resulta na interseção, ou seja, o encontro.
A casa foi organizada em quatro blocos funcionais. O primeiro bloco abriga os espaços íntimos da família: a suíte do casal, a sala de TV, que também serve como entrada secundária pela garagem, e a suíte dos filhos. O segundo bloco foi destinado às suítes de hóspedes. O terceiro bloco, de caráter mais leve e integrado, une os dois anteriores e concentra as áreas de convivência: sala de estar, cozinha interna e externa, e uma ampla varanda frontal. O quarto bloco, no nível inferior, inclui garagem, depósito, banheiro, adega e academia.
corte transversal
implantação geral
planta térreo
planta pavimento inferior
Desde o início, decidimos, junto aos clientes, utilizar mão de obra local. O empreiteiro, por exemplo, residia no mesmo bairro da construção. Antes de iniciar o projeto, analisamos quais técnicas construtivas eram mais familiares à equipe, com o intuito de criar algo que respeitasse o vocabulário técnico local, mas sem replicar um desenho já conhecido.
O sistema construtivo é misto, composto por estrutura de madeira, treliças de aço, alvenaria estrutural cerâmica e concreto armado. A materialidade da casa destaca o uso de madeira e a cerâmica, refletindo os princípios da biofilia na escolha de materiais naturais que nos conectam com o tempo e com a vida.