CASA GRANADA

Clique aqui e confira mais sobre essa matéria especial no site Archdaily!
63º LUGAR - TOP 100 GLOBAL
Um dos 100 projetos mais influentes e de maior destaque já publicados na plataforma ArchDaily, a nível global.
A Casa Granada é fruto de algumas reflexões que se tornaram marcas na prática profissional do Estúdio HAA! Entre elas, podemos citar a comunicação franca e generosa com a área externa, entendendo que a casa não deveria se limitar ao seu perímetro construído, ela pode ser muito mais que isso, com iluminação e ventilação natural abundante, recorte de paisagem, e principalmente apoiar-se na biofilia, permitir o contato diário dos moradores com a natureza e seus serviços sistêmicos, que vão da saúde física e mental ao aumento do senso de elevação e criatividade.


Ficha Técnica
Ano: Projeto 2013 / Obra 2017
Local: Nova Granada - SP.
Autor: Homã Alvico.
Colaboradores: Marcela Céspedes e Luiza Andrade.
Sistema Construtivo: Concreto Armado e Estrutura Metálica.
Materiais: Aço e Madeira
Fotografia: Evandro Oliveira

Gráfico de Sistemas Construtivos Empregados
A casa é composta por três blocos organizados de acordo com suas funções e sistemas construtivos.
O primeiro bloco, chamado de bloco rígido, é construído em concreto armado e possui dois andares. No térreo, estão localizados a cozinha, um lavabo, a sala de TV e uma suíte. No pavimento superior, ficam os dormitórios, os banheiros e um escritório. Este bloco tem aberturas menores, oferecendo mais privacidade e isolamento.
O segundo bloco, ou bloco leve, é uma estrutura metálica ampla e praticamente toda aberta, destinada aos ambientes de estar e jantar, proporcionando integração com a área externa.


O terceiro bloco é voltado para o lazer, situado nos fundos do terreno. Feito também em estrutura metálica e com um design aberto, ele abriga uma cozinha gourmet, a área de serviço, e se conecta diretamente ao jardim e à piscina.
vista isométrica


planta térreo
elevação frontal



"É sempre bom ter iluminação e ventilação natural, mas quando é possível se projetar a vista para um jardim dinâmico, denso e que está vivo, faz com que a experiência do morar ganhe significados para além do funcional e nos conecte com com algo maior". Homã Alvico.




Neste projeto em questão, como o terreno entregue era totalmente plano, fruto da planificação do loteamento décadas atrás, buscamos transferir o desnível original para a cobertura do bloco leve, de forma a simular o espelhamento do terreno natural, enquanto o nível de piso permanece constante em todo o terreno.


