COLÉGIO VIDEIRA
Conexão com a Natureza e Benefícios Cognitivos
As salas de aula estão estrategicamente posicionadas com janelas voltadas para um jardim, proporcionando às crianças um contato diário com a natureza. Este ambiente permite que os alunos escutem o canto dos pássaros e o zumbido dos insetos, além de observarem o crescimento das plantas e o movimento das folhas ao vento, assim como a interação com a chuva. Estudos científicos comprovam que essa imersão na natureza estimula a criatividade, diminui a irritabilidade e melhora as funções cognitivas de forma geral.
Ficha Técnica
Ano: 2021
Local: Jundiaí - São Paulo
Área Construída: 775m²
Autor: Homã Alvico
Colaboradores: Gabriela Batistela e Michele Guillen
Sistema Construtivo: Madeira Roliça e Steel Frame.
Materiais: Madeira e Aço.
O colégio foi projetado utilizando dois sistemas pré-fabricados que se complementam de maneira eficiente. A cobertura, composta por madeira roliça de eucalipto tratado, confere rapidez e economia à montagem, funcionando como um grande chapéu protetor sobre toda a edificação.
Para as divisórias das salas e forros, adotou-se o sistema de Light Steel Frame, que, em uma construção térrea e com baixa responsabilidade estrutural, otimiza o uso de materiais e recursos. Essa abordagem permitiu a implementação de um isolamento termo-acústico interno eficaz, garantindo conforto e funcionalidade.
O projeto foi concebido com foco em estratégias construtivas que promovem economia financeira, alcançando um orçamento inferior à metade do valor exigido para construções tradicionais.
Além disso, o prazo de execução foi significativamente reduzido, com a obra planejada para ocorrer exclusivamente durante as férias escolares. As salas de aula contam ainda com um sistema de ventilação cruzada, que gera um efeito chaminé por meio de aberturas estratégicas no forro.
Esse sistema facilita a troca de ar quente, assegurando ventilação constante no espaço entre a cobertura e o forro, contribuindo para um ambiente saudável e agradável para os alunos.
vista explodida
vista isométrica
estudo climático